Inspiração

Existem dias em que a inspiração não chega. Hoje é um desses dias.

Apesar do mar que se estende à minha frente, da sua ondulação ligeira e brilho vivo, apesar da espuma branca que se forma quase sob os meus pés, apesar do farol que se recorta contra o céu, sobre o molhe, apesar das gaivotas que passam lentamente à frente dos meus olhos, perscrutando o mar em busca de peixe, apesar do sol que brinda o mar, apesar de tudo não consigo escrever. Já ensaiei inícios vários, abandonados algumas linhas depois não satisfeita com o resultado. O erro deve ser certamente meu que quero contar algo que apenas se sente. Uma descrição é pálida, falta-lhe o calor do sol que me chega, reflectido pela ondulação do mar, falta o encanto da música, faltam todos os pormenores em que eu me prendo mas que contados perdem a graça.

A ferrugem na salamandra não é sinal de degradação, mas a marca do tempo e da proximidade do mar. Gosto da ferrugem, gosto da textura da ferrugem em cima do metal, do modo como lhe vai alterando a forma. A ferrugem nos metais é um pouco como as rugas nos humanos, existem porque estamos expostos, porque sorrimos, porque choramos, porque sentimos, porque vivemos. O ferro sem marcas ainda não viveu, ainda não cumpriu os seus desígnios.

Não consigo transmitir a beleza da corda escurecida pelo uso quando o sol desenha com sombras os fios que se entrançam.

Existem dias em que a inspiração tarda em chegar …

~ por cainha em Abril 17, 2004.

9 Respostas to “Inspiração”

  1. Pode não ter conseguido o que pretendia mas transmitiu-nos o seu estado de alma:)

  2. Talvez não sejam todos os dias, dias de escrita.

    Há dias de sentir e encher a alma, para noutro dia transmitir de forma serena..

  3. Tomara eu que nos meus dias de “falta de inspiração” eu conseguisse escrever assim…
    Abraço, WB

  4. Dias assim, são dias bons para sentir quase sem sentir, como gosto de dizer…

    E a ferrugem fica bonita, sim.

  5. Há dias em que os pensamentos e ideias nos enchem de tal forma que não os conseguimos organizar em palavras escritas. A agitação é tanta que não nos permite isso… ou então tomam toda a nossa atenção e concentração.
    Ou então porque nestes dias queremos apenas saborear essas ideias, olhar para elas tentando perceber o que nos querem dizer, ficamos ainda a tentar descobrir o que de facto nos dizem e representam.

  6. Na falta de inspiração, estava muito bem inspirada. E a ferrugem…gosto 🙂

  7. Bom dia Maria, passeando pela rede acabei chegando aqui, gostei muito do seu blog, limpo, bem escrito, muito bom de ler; parabens!
    Quanto aquele canivete suíço, lá no ultimo post, bom, se ele fizer cafe, eu tambem quero comprar um agora!
    Abraços e ate breve.

  8. Quem me dera ler muitos textos desinspirados como estes 🙂

  9. Dias assim fazem parte de todos nós, mas poucos os descrevem assim… 🙂
    Beijos

Os comentários estão fechados.